Correio Popular Notícia


AÇÕES
Comitê de combate ao Aedes aegypti avança

Data da notícia: 2016-02-17 10:39:46
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Foi realizada na manhã da última segunda-feira (15), na Secretaria Municipal (Semusa) de Ji-Paraná, a 7º reunião do Comitê de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do dengue, zika vírus e chikungunya.

O comitê é multidisciplinar e é formado por profissionais da Semusa (secretário municipal e equipe da Vigilância Epidemiológica- laboratorial e hospitalar), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), 1ª Gerência de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Ainda será incorporado ao comitê de representantes da Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo é fomentar as ações de prevenção ao mosquito, sensibilizando a população acontribuir no combate de proliferação do Aedes aegypti.

?Toda segunda-feira estamos realizando reuniões com o comitê para formularmos ações complementares de combate ao mosquito, visando a qualidade do atendimento ao paciente e diminuindo a proliferação para podermos evitaressas três patologias que atualmente afligem tanto a população?, explicou Eliana Pereira, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.


Segundo a diretora, Ji-Paraná se encontra em baixo risco, analisando o perfil epidemiológico. ?Qualificamos esses dados com base no confronto de casos notificados e população residente.
No mês de janeiro foram notificados 315 casos suspeitos de dengue, 35 de zika vírus e 29 chikungunya?, comunicou.

Desses, apenas 39 foram confirmados com dengue. No município de Ji-Paraná não houve até o momento nenhum caso positivo de chikungunya e zika vírus, de pessoas que tenham adquirido a doença no município.

PARCERIA
Além de todos os órgãos que fazem parte do comitê, uma importante parceria está sendo realizada com as escolas municipais e estaduais, e instituições religiosas.

Nas escolas serão formados comitês de combate ao Aedes aegypti com a capacitação de agentes permanentes utilizando palestras e distribuição de cartazes e folders educativos. A ação acontecerá em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Equipes de Saúde da Família.

Os grupos a serem formados nas escolas irão sensibilizar tanto a população interna (alunos e direção) quanto à população do entorno escolar.

Junto às instituições religiosas, o secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki, está realizando reuniões com líderes para convidá-los a trabalhar junto ao comitê, combatendo a proliferação do mosquito.
?Como líderes, esses religiosos têm uma forte influência sobre grande parte da população e serão de grande importância para sensibilizar esses cidadãos a entrarem na luta contra o
Aedes aegypti. Precisamos que todos se engajem e combatam o mosquito?, ressaltou Fuverki.

A primeira reunião com religiosos aconteceu na manhã de ontem (16) com o representante da ordem dos pastores, o presidente pastor Kenedy Arcanjo Bizi, Jairo Pereira dos Santos, da Igreja Metodista Wesleyana e o pastor Antônio Sérgio Xavier, representante do Conselho de Ministros de Ji-Paraná (COMEJI).

Ações reforçadas
Uma verdadeira força tarefa está sendo realizada pelos agentes de endemias e agentes de saúde da família. Cerca de 200 profissionais estão realizando visitas às residências para orientar os cidadãos no combate ao mosquito, além de realizarem a distribuição e pequenas redes protetoras para serem instaladas nos suspiros das fossas. Em apenas oito dias, cerca de 26 mil casas foram visitadas.

?A nossa pretensão é realizar visitas em todas as residências do município, pois é de suma importância que cada cidadão encabece essa luta. Se cada cidadão tirar 10 minutos do seu dia para fiscalizar a própria residência, acabando com os focos do mosquito, teremos uma cidade limpa?, avaliou o secretário.

Fonte:






Noticia vista 1236 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.